Um destes dias o meu amigo e vizinho Nuno apareceu-me cá em casa de menino nos braços. 3.3 Kg de courgete – maior do que qualquer um dos meus filhos à nascença. Assim que a vi sabia que iríamos ter uma história para contar. Soube desde logo que a courgete ia acabar em compota com uns aromas especiais.
Passados uns dias coloquei mãos à obra. Mais de 3 quilos de courgete não são tarefa fácil, mas lá dei conta do recado, descasquei, tirei sementes e interior de abóbora, ralei e lá acabou na panela com canela, gengibre e açúcar, para depois ferver e ficar pronto encher frasquinhos e assim poder dizer que os cabazes de natal começam a ganhar forma.
E se não estão de férias, se têm courgetes, gostam de cozinhar e se não têm nada mais de especial para fazer, deixo-vos esta sugestão.
E não fiquem na dúvida quanto à compota de courgete. Se gostam da tradicional compota de abóbora também gostam desta!
Ingredientes:
1 kg de courgete – peso da courgete descacada e sem pevides
650g de açúcar
1 colher de sopa de gengibre fresco raaldo
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó
Preparação:
Rale a courgete, já sem casca, sem pevides e sem o interior esponjoso e coloque numa panela grande. Junte o açúcar, a canela em pó, o pau de canela e o gengibre ralado. Misture bem e leve a lume brando.
Vá mexendo de vez em quando, deixando a compota ferver em lume brando até estar no ponto desejado. Para isso deverá fazer um pequeno teste colocando um pouco de compota num pires. Deixe arrefecer um pouco e passe o dedo pela compota. Se abrir uma “estrada”, o doce está pronto. Se não deixe ferver mais um pouco. (Para estas quantidades, o doce deverá demorar cerca de 1hora, 1h15).
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados, e feche-os de imediato. Vire os frascos de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo poderá voltar a colocar os frascos na posição original, etiquetar e arrumar num local fresco e seco até consumir.
Bom Apetite!
16 respostas
Todos os anos faço compota de courgete , gosto bastante.
Aida Lopes
Gosto da sugestão!
Ainda não foi desta que fiz compota de courgete, mas fica a ideia para quando encontrar as courgetes a preços mais simpáticos. Já fiz compota/doce de chuchu, e este lembra o doce de abóbora chila.
Um bom fim de semana, e continuação de boas férias, Sara Oliveira
Bom dia! Um outra otima sugestao! Pricipalme te para os presentinhos de natal! Eu ja começei a fazer (e pela primeira vez) os cabazes de natal, na semana passada fiz uma marmelada de cenoura e laranja, já provei e adorei o sabor! Tenho 9 frasquinhos!
Àlias eu poderia ficar por aqui, um cestinho com uma marmelada caseira, com umas tostinhas, ja é um bom presentinho. Mas como gosto muito da minha familia, quero fazer mais alguns miminhos, talvez fazer um sortido de compotas….
Vou experimentar esta receita!
Um bom dia
Ana
Olá, Ana/Bonvin! Fiquei curiosa com a marmelada de cenoura e laranja, pois são dois ingredientes que combinam bastante bem. É possível dar a receita sff? O ano passado, fiz um doce de marmelo com laranja (uma espécie de "marmelanja" bastante saborosa!), e foi a minha contribuição para uma venda de Natal (para além de outra variedade de doce, e bolachinhas).
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara Oliveira para a marmelada de cenoura e laranja é preciso: 1,5kg de cenoura, 500g de açucar para compotas, 1 pau de canela, Raspa e sumo de 1 laranja, sal
Descasque e coza as cenouras em agua com sal. Passe-as pelo passe-vite, e se necessario, passe 2 vezes. De seguida, meta o puré numa panela, com o sumo e a raspa de laranja, a canela e o açucar, e mexa até ficar ao ponto da marmelada. E é tudo!
Beijinhos
Ana Bonvin
Sara mais uma coisitas, a cenoura pode partir as rodelas para cozer mais rapido. E outra, no final, só vai sentir o gosto da laranja, no meu caso só sinto a textura da cenoura, e o sabor da laranja. Mas é muito bom, e super economico!
Ana Bonvin, muito obrigada pela partilha! Acho que vai fazer parte dos cabazes de Natal!
Um grande beijinho, Sara Oliveira
Joana, não gosto de gengibre. Sente-se muito o sabor na compota? Pode não colocar-se o gengibre? Obrigada pelas receitas que partilha.
Hmm, tb vou apontar esta receita para dar vazão ao excedente de courgettes do quintal 🙂 Bjinhos e obrigada.
Bela receita. Obrigada pela partilha!
Bjs
http://www.trapinhartes.blogspot.com
Thanks for your provide useful information. That’s a good idea. We are providing this service Thay man hinh | Thay man hinh sony. Thank you very much!
Adorei essa compota. Perfeita para fazer para os cabazes de Natal.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/lasanha-de-alheira-e-beringela.html
realmente…agora é hora de começar a preparar o natal! e estas receitinhas tão boas, ajudam sempre. posso não receber presentes, mas estes mimos, saem bastante mais baratos e menos dispendiosos que as compras horríveis em shoppings e eu sabe me sempre tão bem receber!
đĩa vcd trắng giá rẻ
đĩa cd trắng giá tốt
đĩa dvd trắng bền bỉ
olá bom dia e parabéns pelo belo trabalho que desenvolve.
para poder esclarecer a minha dúvida sff o que é açucar para compotas, não pode ser o branco ou amarelo. algum especial. obrigado.
Nice Blog. Thanks for sharing with us. Such amazing information.
Only Blog
Guest Blogger
Guest Blogging Site
Guest Blogging Website
Guest Posting Site