Empadinhas de Atum e Azeitonas

Faltam 2 meses para o natal. Tenho a certeza que depois de passar esta coisa do Halloween, Santos e Bolinhos e Bolinhós, o Natal vai entrar em força. Nas decorações, nos centros comerciais e nas lojas. Confesso que já tenho vontade de ver coisas de Natal, e até não me importo nada que comecem em Novembro, porque gosto dever as luzes na baixa da cidade, das musicas de natal e principalmente da sensação de preparação para essa altura!

Aqui por casa, a árvore, o presépio e as restantes decorações só entram mesmo a 1 de Dezembro, mas mesmo assim gosto da sensação de natal na rua e do Bublé e da Mariah a cantarem em todo o lado…

Enquanto o natal não chega, e enquanto entramos em modo de preparação, umas empadinhas rápidas que eu adoro comer a acompanhar uma sopa bem quente e que fazem o jantar ideal de domingo para os dias mais frios. A comida de conforto para dias de chuva e de aproximação do natal.


Ingredientes para 12 empadinhas:


1 chávena de farinha de trigo

1 chávena de leite morno

1 colher de sopa de azeite

2 ovos

sal e pimenta q.b.

2 latas de atum em azeite

50g de azeitonas pretas descaroçadas


Preparação:


Numa tigela, deite a farinha, sal e pimenta a as gemas e o leite morno, aos poucos, mexendo sempre. Junte depois ao azeite a as claras batidas em castelo.

Escorra bem o atum e esfarele-o com um garfo. Misture-lhe as azeitonas pretas previamente cortadas grosseiramente, e junte tudo à mistura da massa.

Unte forminhas de empadas com um pouco de azeite. Encha depois as forminhas com a massa e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.


Bom Apetite!

mais receitas

18 respostas

  1. Já fiz assim uma espécie de queques e são mt bons 🙂 Novembro?! Oh Joana, já desde a semana do meu aniversário (há quase duas semanas) q o Espaço Casa tem decorações e artigos de Natal à venda 😉 Acho demasiado cedo, pq basicamente é o consumismo a falar mais alto, mas eu penso no natal com meses de antecedência, hehe. Bjinhos!

  2. Também já fiz cá em casa empadinhas deste género, são muito rápidas e ficam deliciosas. Quanto ao natal, realmente está mesmo a chegar e cá em casa já estou a começar a prepará-lo 😉

  3. Gosto desta sugestão! Fácil e rápida como se quer!
    O Natal está quase aí, a passo de gigante! Algumas lojas começam a ficar decoradas e já comecei a ver o bolo-rei nas pastelarias. Alguns supermercados, especialmente o Lidl e o Aldi, já começam a ter artigos alusivos à época, entre doces com massapão e chocolates, e mesmo nos outros já começam a aparecer algumas "decorações" com chocolates e frutos secos.
    Nas ruas, ao pé do meu serviço, já começam a preparar as iluminações de Natal.
    Em casa, também já se pensa no Natal. Há doces variados e licores (morango e limão, segundo a receita da sua avó), ervas para chá. Estou a começar a testar algumas ideias que surpreenderam e que podem ser para ofertas (bolachas de leite condensado e maracujá, casadinhos, bolachas de abóbora, e bolachas de aveia, banana e chocolate), faltando testar ideias sem glúten e sem açúcar (de modo a abranger as pessoas com estas opções).
    Este ano irá haver o "amigo secreto das bolachas" / troca de bolachas? Apesar dos contratempos, foi uma iniciativa muito bonita.
    Fico a aguardar mais posts e ideias relacionadas com o Natal.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,
      Já fiz um chutney de maçã delicioso e uma geleia de maçã que também ficou boa. Em breve partilho.
      Quanto à troca de bolachas não sei. Acho que não consigo tempo para tratar disso, mas vamos ver…
      Um beijinho,
      Joana

    2. Olá, Ana Bonvin! Aqui vai a receita das bolachas de leite condensado, que podem ser aromatizadas com o que quisermos. Acrescentei o maracujá (polpa de fruta, não é a enlatada), porque achei que o leite condensado não era suficiente (ambos tinham sobrado de uma receita). A receita está no grupo do FB "Vamos Fazer Bolachas" e na página da Fruta Feia (os maracujás vieram na cesta deles).
      Aqui vai ela e bom apetite!

      Bolachas de Leite Condensado e Maracujá (ligeiramente adaptado da receita do blog “Saboreando a Vida”, http://saborear-saboreandoavida.blogspot.pt/2014/12/bolachinhas-de-leite-condensado-para.html)
      350 g de farinha de trigo
      40 g de fécula de batata – usei fubá de mandioca / polvilho doce
      100 de açúcar
      150 g de manteiga à temperatura ambiente
      1 ovo batido
      1 colher de chá de fermento
      Leite condensado q.b. – usei a polpa de 2 maracujás pequenos e cerca de ¼ da lata de leite condensado
      Nota: a massa pode ser aromatizada com raspas de citrinos, coco ralado, especiarias, cacau em pó, etc

      Numa tigela grande, coloque as farinhas, o açúcar, o fermento e a manteiga. Misture bem até ficar uma areia grossa.
      Acrescente o ovo, misture bem, e vá juntando o leite condensado até a massa ligar e ficar com a consistência ideal para moldar, sem colar às mãos.
      Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.
      Entretanto, forre tabuleiros com papel vegetal e pré-aqueça o forno a 180ºC.
      Retire a massa do frio e estenda a massa com cerca de 0,5 mm de espessura, sobre uma superfície enfarinhada e com o rolo enfarinhado. Corte com os cortadores de bolachas. Também pode moldar em bolinhas ou outros formatos.
      Cozem cerca de 15 a 18 minutos, ou até alourarem os lados. As bolachas cozem mais depressa que as bolinhas, logo há que ajustar o tempo.
      Depois de prontas, colocar em grades para arrefecer e guardar em frascos herméticos.

      Espero que goste!

      Um grande beijinho,
      Sara Oliveira

  4. Que excelente ideia! Como não gosto de azeitonas, acho que vou experimentar com atum e milho 🙂
    Obrigada pelas receitas deliciosas!

  5. Olá, Joana!

    Será que dá para congelar? Preciso muito de coisas práticas e fáceis de comer fora de casa em jeito de jantar rápido e estas empadas pareceram-me uma excelente opção!

    1. Agridoce, qd disse em cima q já tinha feito assim uns queques, o propósito foi mesmo para os almoços/lanches da semana e sim, foram congelados. Apenas tirava o q queria de manhã e já estava pronto à hora de comer 🙂 Bjinhos.

  6. Adoro empadas, mas é sempre daquela coisa que parece tão difícil de fazer!
    Obrigada pela excelente partilha, já estou a seguir *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *