Fizeram parte dos meus cabazes de natal. A granola caseira é sempre muito bem recebida nos meus “cabazes” e todos os anos faço uma receita diferente para assim surpreender os meus amigos que a recebem.

Este ano a granola de Natal, levou sementes, azeite, mel, cajus, canela, chips de banana e tâmaras, para ser diferente. Eu experimentei com iogurte grego, como mais gosto, e achei-a deliciosa. Espero que quem a recebeu também goste.

E partilho a receita aqui, para experimentarem nestes dias após os excessos de natal, para uns pequenos almoços mais saudáveis e para começarem bem o ano de 2017 que está mesmo ao virar da semana!!


Ingredientes:


250g de aveia

50g de sementes de sésamo

50g de linhaça

5 colheres de sopa de mel

3 colheres de sopa de azeite 

1 colher de sopa de canela em pó

125g de caju

100g de chips de banana

75g de tâmaras descaroçadas e cortadas às rodelas


Preparação:


Coloque a aveia num tabuleiro que possa ir ao forno e acrescente as sementes de sésamo e de linhaça,  a canela, o mel e o azeite misturando bem até que todos os ingredientes fiquem bem envolvidos. Junte depois os cajus e misture novamente.

Leve ao forno previamente aquecido a 170ºC durante cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando para que a aveia toste e os frutos secos tostem por igual. Retire do forno e mexa deixando arrefecer.

Junte depois os chips de banana e as tâmaras em pedaços e depois de completamente frio guarde num frasco ou caixa hermética.

Use para juntar ao iogurte natural.


Bom Apetite!

128 Responses

  1. A granola é uma aventura recente, e apesar de apreciar bastante, ainda não irá fazer parte das minhas ofertas de Natal. Para essas, fico pelo mais simples e inofensivo, como bolachas, chás e doces, pois sei que são bem recebidos (até ao momento, não recebi nehuma reclamação!).
    Ainda tenho que ganhar alguma desenvoltura com a granola, e testar sabores. Já fiz algumas experiências, umas resultaram bastante bem (figo seco e gengribre açucarado), e outras ficaram "quase lá" no resultado pretendido (com a polpa da banana e frutos vermelhos liofizados).
    Esta parece ser bastante interessante com o azeite e as sementes, além da banana e das tâmaras. Mais uma para experimentar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. PS: ignorar as gralhas sff! Onde se lê "nehuma" e "gengribre", deve-se ler "nenhuma" e "gengibre".
    Sara Oliveira