Almôndegas prontas a usar

Cá em casa a arca congeladora é uma enorme aliada desde sempre. Quando os avós ainda cultivavam e tinham muitos legumes, tinha sempre stock de tomate, courgete, abóbora, pimento… Agora continua a haver muito amigos que nos vão oferecendo umas coisas, e continua a haver, pelo menos abóbora congelada em cubos para as sopas, caldos caseiros de frango, camarão ou peixe para risotos, massadas e até canjas rápidas, frutos vermelhos congelados (ainda estou a utilizar os mirtilos do verão!), e há sempre queijo da serra e alguns enchidos prontos a usar, assim como as habituais ervilhas e outras coisas que todos temos quase sempre no congelador.

Além destes produtos, também gosto de ter outras coisas congeladas. Uma delas são hamburgueres caseiros e almôndegas congeladas, prontas para qualquer refeição.

Os hamburgueres peço no talho para os fazerem com a carne que escolho, tal como já vos tinha contado. Compro também mais carne picada que aproveito para fazer bolonhesa e congelar, e outra parte para umas almôndegas.

Como faço as almôndegas? À carne (neste caso era só carne de vaca, mas podem fazer com porco ou uma mistura) junto sal, pimenta e um pouco de cebola picada  (ou spring onions que costumam vir agora no meu cabaz de legumes biológico) e amasso bem. Nos últimos tempos não tenho juntado ovo ou pão ralado. As almôndegas desde que bem amassadas mantêm a sua forma e temos preferido assim, pois ficam mais saborosas.

Depois de as moldar, coloco-as num tabuleiro forrado com papel vegetal (ou tapete de silicone) e congelo-as assim. Quando estão congeladas, retiro-as do tabuleiro e coloco-as em doses para uma refeição, em sacos de congelação e voltam para o congelador.

Quando é para usar, basta retirar um saquinho e colocar diretamente no molho de tomate, no tacho ou no forno e em poucos minutos temos uma refeição.

Também fazem o mesmo?

Eu acho super prático ter duas ou três coisas no congelador meio adiantadas para as refeições da semana. E vocês, que refeições costumam congelar?

11 respostas

  1. Passei a usar esta dica de congelar e depois de congelado por em sacos de congelação em unidoses, poupa se imenso espaço no congelador, as refeições ficam muito mais bem organizadas e sei sempre melhor o que tenho. Excelente dica.
    Joana com a entrada na quaresma precisamos de partilha de recitas sem carne, mais ainda…Conto consigo? Já tenho umas empadas de legumes preparadas, mas a minha Filha não gosta de marisco, nem bacalhau, nem cogumelos, nem tomate. Acho que vou optar mesmo por não é carne nem peixe, ou seja legumes!

    1. Tenho a mesma duvida. Isto porque compro daqueles saquinhos do ikea, que suponho que sejam para reutilizar, no entanto tenho receio das bactérias (especialmente quando congelo carne ou peixe).

  2. Eu compro a carne no talho do bairro, escolho a carne que quero picar (porco e vaca) peço para juntar um chouriço também picado para dar mais sabor e depois é o senhor que me faz tanto os hamburgueres como as almôndegas. Penso que ele quando as está a moldar usa um pouco de farinha que acaba por engrossar o molho quando as estufo. Ficam mesmo muito boas. Beijo

  3. Quando compro carne picada faço sempre almondegas para congelar, bolonhesa e hambúrgueres. É muito prático e para mim não pode ser de outra maneira. Junto sempre uma gema de ovo e passo-as por farinha de milho quando as estou a moldar.
    Beijinhos
    Aida Lopes

  4. Uma duvida. Agora que se fala tanto nos problemas das carnes picadas (embora ainda sabado comprei… mandei picar na hora e trouxe para fazer esparguete a bolonhesa), é correcto congelar carne picada crua? curiosamente, não sei porque, tinha ideia que não. Será?

  5. É sempre um risco nós congelarmos carne crua ou peixe, porque as nossas arcas, não estão preparadas para congelar, mas para conservar os produtos que compramos já congelados. tudo que é para congelar deve ser congelado muito rapidamente, o que não acontece com as arcas domésticas. Espero ter ajudado. Por vezes poupamos por um lado e estragamos pelo outro.

  6. Oi Joana, que interessante. Sempre usava ovo e farinha de rosca (não sei como é chamada em Portugal) para fazer as almôndegas. Aproveitei sua dica e fiz somente com a carne e temperos e ficou ótimo, obrigada por compartilhar. Também gosto muito de usar esses pacotes para congelamento. Congelo carnes, polpa de frutas, economiza bastante espaço no freezer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *