Bolo de Iogurte, Laranja e Mirtilos

Sexta-feira. Véspera de fim de semana. É dia de bolo. Com os mirtilos que está mesma a acabar a época deles e com uma laranja já meia murcha que estava na fruteira. E tudo com uma base simples de bolo de iogurte, daqueles que misturam tudo e saem sempre bem.

Um bolo para receber amigos, para o café, para complementar a mesa do lanche ou pequeno almoço, um bolo para ir roubando aos bocadinhos, fatia fininha atrás de fatia fininha, enquanto se respira, se agradece, e voltamos a ter o espírito um pouco mais leve… Porque o caminho faz-se caminhado, apanhando ou desviando-nos das pedras, com a certeza de que chegaremos ao fim, ainda que cheios de marcas, mas profundamente mais fortes!


Bom fim de semana!


Ingredientes:


1 copo (125g) de iogurte natural

4 ovos

3 x copo de iogurte de farinha

2 x copo de iogurte de açúcar

1 x copo de iogurte de óleo de girassol

1 colher de chá de fermento em pó

150g de mirtilos

1 laranja


Preparação:


No liquifificador ou no robot de cozinha coloque a farinha, o açúcar, os ovos, o óleo vegetal, o iogurte, o fermento e a raspa e sumo de 1 laranja. Triture tudo até obter uma massa homogénea. Envolva depois, com a ajuda de uma espátula ou colher de pau os mirtilos.

Coloque depois a mistura do bolo numa forma de buraco, previamente untada e polvilhada, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e cortar em fatias.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Já tinha saudades de um bolinho!
    Há frutas que estão a terminar a sua época e outras a começar, com cheiro de Verão!
    Para experimentar com amoras silvestres, que perfumam agora as tardes de Verão.
    A vida tem muitas curvas e contracurvas, altos e baixos, e por muito que custe às vezes, temos que seguir em frente. Como se costuma dizer: "o que não nos mata, torna-nos mais fortes".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Olá Joana, fiz este domingo e ficou enqueijado! Porquê? Segui tudo o que diz. Deve ser mesmo a minha mão que é pessima para bolos.

    1. Andreia,

      Que pena… não tem nada péssima mão. Pode dar-se o caso de ter batido demasiado o bolo no robot de cozinha. Muitas vezes isso pode acontecer – os bolos ficarem enqueijados quando são demasiado "misturados" e principalmente a velocidade muito alta. Também pode ter alguma influência se tiver usado mirtilos congelados, que libertam mais água… Mas parece-me que pode ser apenas o bolo demasiado misturado.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Olá Joana,

    Também fiz este fim de semana e também ficou meio "enqueijado" como aparentemente aconteceu com a Andreia (comentário das 21:07). Porque será? Consegue dar uma dica?
    (Não é que não tenha ficado saboroso, aliás o meu marido ADORA quando os bolos ficam assim e já sobra muito pouco do bolo…)

    Um beijinho

    Raquel

    1. Raquel,
      Fico sempre com pena quando as coisas não saem bem aos meus leitores… Mas, tal como respondi no comentário anterior, e como o bolo é daqueles de misturar tudo no robot ou liquidificadora, pode mesmo ser isso: bolo demasiado batido e a uma velocidade muito grande. Basta mesmo uns segundos a pouco velocidade até combinar os ingredientes.
      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *