Sempre gostei de “manualidades”. Gosto de cozinhar e trabalho manuais no geral. Sei bordar, cozer à mão e à máquina, e antes que digam que sou “muito prendada”, há que agradecer à minha querida avó Cila, porque numa altura em que havia 2 canais na televisão e nada de internet, smartphones e tablets, as férias entre muita brincadeira, tinham também estes ensinamentos – que eu muitas vezes até nem achava muito graça – que a minha avó fazia parecerem também brincadeiras.
E também gosto de bricolages. De alterar constantemente coisas em casa, de melhorar pequenas coisas, de DiY, de pintar mesas, cadeiras e bancos, de transformar coisas. E gosto principalmente de projetos simples como este que vos mostro hoje, e que tem duas coisas que eu adoro: pegar em algo velho e fazer parecer “novo” e dar-lhe uma utilidade diferente.
Cada um dos miúdos tinha, até aqui, um cesto/saco de roupa suja no seu quarto. Enquanto são muito pequenos, e que os vestimos quase sempre no quarto, a solução fazia sentido. Mas entretanto eles despem-se quando vão tomar banho (cá em casa tomam banho depois do jantar!), e tinhamos de nadar a transportar a roupa para os sacos que estão no quarto. Além disso tomam banho juntos, e despem-se juntos, o que havendo dois sacos de roupa suja distintos nos obrigada a separar a roupa – o que era um disparate pegado, uma vez que depois lavo a roupa junta… E além disso, mesmo estando arrumado a um canto, os sacos de roupa suja nos quartos não são a coisa mais bonita do mundo, apesar de serem uns sacos amorosos feitos e oferecidos pela minha amiga Ana.
A solução apareceu-me de repente, e só tenho pela de não me ter lembrado dela antes.
Um cesto velhote, mas em bom estado que veio de casa dos avós – não sei se servia para lenha, se era uma antiga “canastra” das vindimas…. O que sei é que era um cesto antigo que a minha mãe me trouxe. Mais um cesto que estava no sotão, com brinquedos deles.
Claro que a solução ideal era um cesto só para os dois, e colocado na casa de banho deles. E eu tinha vários cestos em casa… Mas o cesto precisava de um aspeto mais cuidado. Precisava de ser pintado de branco para condizer com a casa de banho deles, e ficar com um ar “novo”.
E assim foi. Se mais depressa pensei, mais rápido concretizei. Foi só comprar tinta em spray para madeiras e dar uma nova vida ao cesto, depois de o ter limpo previamente para a tinta aderir bem.
Pouco mais de 5 minutos a pintar e 30 minutos depois a tinta está seca.
O “novo” cesto da roupa suja dos miúdos. (Ainda estou a ponderar se o forro ou não!)
Ficou muito, mas muito mais prático! E eu acho que ficou giro!
8 respostas
Ficou muito giro!
E é mesmo à medida ainda por cima. Eu cá forrava-o!
Que giro! Também uso um cesto do género (no meu caso é forrado) para a roupa suja das gémeas!
Também temos um na casa de banho deles, desde que eram bebés. Dá muito jeito.
P.S. coser à mão… e não cozer 😉
Ficou lindo e útil, bjs
Por cá temos um único cesto no WC principal, com tampa (não gosto de ver a roupa suja lá dentro). No interior tenho um saco (que fiz apartir de uns cortinados antigos), o que facilita na hora de levar a roupa para o anexo que serve de lavandaria.
Parabéns pela reutilização, ficou muito giro
Ficou tão lindo Joana ?
Conselho: Não forres.
Eu forrava por uma simples razão. Pode haver alguma roupa delicada que se pode prender no cesto e estraga-la. Um tecido bonito a combinar com as cores da casa de banho e já está