Tenho gostado imenso do cabaz de peixe fresco do “Peixinho da Lota”. Tal como o meu cabaz de fruta e legumes da Dona Rosa, “obriga-me” a ser mais criativa com aquilo que traz, e a diversificar mais a minha alimentação com peixes que, se fosse às compras, se calhar não comprava, trazendo outras espécies mais comuns cá por casa. Desta vez preparei fanecas, e já nem me lembrava de comer fanecas. E não é porque não goste, porque até gosto bastante, e os miúdos também gostaram!
Claro que não há nada que chegue a umas fanecas fritas com um arroz de tomate – quem inventou a combinação de peixe frito e arroz de tomate é um génio! – mas eu não queria fazer fritos.
Dei por mim a utilizar o método do forno para fazer as fanecas “fritas” e o que é certo é que resultou perfeitamente… Cada vez faço menos fritos e cada vez mais utilizo esta substituição pelo forno…
E desta vez, em vez de arroz de tomate, uma esmagada de batata doce e salsa que estava maravilhosa.
(E muito obrigada a todos is que nos felicitaram pelo segundo aniversário do António.A festa correu muito bem e os miúdos adoraram!)
Ingredientes para 2 adultos e os miúdos:
4 fanecas médias
sal e pimenta q.b.
farinha q.b.
azeite q.b.
2 batatas doce laranja grandes
2 colheres de sopa de salsa picada
2 dentes de alho
Preparação:
Tempere as fanecas de sal e passe-as depois por farinha e coloque-as num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Regue-as com azeite – eu usei o azeite em spray – e coloque no forno previamente aquecido e com ventilação a 180ºC, durante cerca de 30 minutos, até o peixe estar dourado e cozinhado.
Entretanto descasque as batatas, corte-as em quartos, e leve a cozer em água temperada de sal.
Pique os dentes de alhos e leve-os a alourar num pouco de azeite. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, coloque-as no azeite e no alho quentes e envolva bem, deixando-as desfazer – esmague-as com a colher de pau ou com a ajuda de um garfo até ficar uma espécie de puré.
Tempere as batatas com um pouco de sal e pimenta e acrescente a salsa picada envolvendo bem.
Sirva a esmagada de batatas com as fanecas e um pouco de feijão verde.
Bom Apetite!
4 respostas
Que bela sugestão!
O peixe frito é raro em casa, mas de vez em quando aparece para "matar"as saudades.
Vou guardar a sugestão de "fritar" no forno, pois é mais prática e a cozinha não fica a cheirar a fritos.
Os cabazes têm o dom de "puxar" pela cabeça e usar o que vem neles, dando azo a ideias que possivemente não seriam experimentadas.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Vou experimentar o peixe feito desta maneira.E as batatas fritas no forno será que também resulta?
beijinhos
Com aquilo que traz 🙂
Será que dá para fazer assim também na actifry no acessório para os salgados? Ainda hei-de experimentar… 🙂