Chutney de Pêssego

Aqui em casa estou definitivamente em modo presentes de natal. Já fiz marmelada, já fiz doce de figo e moscatel que está fenomenal, já fiz geleia e doce de tomate à moda da minha avó. Só é ainda cedo para o doce de abóbora, mas neste capítulo de compotas está tudo fechado.

Entretanto, desde que publiquei fotos do aniversário dos miúdos, com as tábuas de queijos e enchidos que acompanhei com chutney caseiro de pêssego e que foi um sucesso cá em casa, tenho recebido muitos pedidos com a receita. Realmente fica deliciosa numa mesa de festa e acompanha queijos lindamente. Pessoalmente também gosto bastante com carnes assadas, pelo que é outra sugestão.

E pode ser também um bom presente de comer para quem, como eu, gosta de começar a preparar o natal no início de Outubro com estes mimos.

Deixo então a receita do chutney e a sugestão de uma tábua de queijos e enchidos para uma mesa de festa – nem que a festa seja receber a família num almoço ou jantar de domingo!


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias


Lisboa – 13 de Outubro – 15h Workshops Pop-Up Chiado 

inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Porto – 27 de Outubro – 15h Worshops Pop -Up 

inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ovar – 28 de Outubro – 10h Colher de Chá – Furadouro

Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt



Ingredientes para 2 frascos:


500g de pêssego

1/2 cebola 

75g de açúcar amarelo ou mascavado

1/2 colher de chá de piri-piri moído

1/2 colher de chá de gengibre em pó

75ml de vinagre de sidra

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Descasque os pêssegos, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos não muito grandes. Pique finamente a cebola.

Coloque depois os pêssegos, a cebola picada, o gengibre e o piri-piri, o açúcar e o vinagre numa panela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e leve ao lume até que levante fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até que esteja uma mistura macia e muito aromática. Coloque numa taça, deixe arrefecer e sirva com uma tábua de queijos e enchidos, ou, se gostar com carne assada.

Pode também guardar o chutney ainda quente em frascos devidamente esterelizados e oferecer pelos amigos mais próximos e família, no natala ou noutra altura qualquer.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Estava a aguardar a receita deste chutney!
    É uma boa ideia para as ofertas de Natal, e é de aproveitar enquanto ainda há pêssegos.
    Para experimentar, com o pêsssego ou outra fruta, pois mesmo que não seja para as ofertas de Natal, tem uso em casa a acompanhar queijos ou a usar em tartes/folhados salgados.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *