Bolo Rainha do Célio

Muito Obrigada a todos os que ontem me deram os parabéns através de mensagens e telefonemas. É uma sensação maravilhosa, esta de receber o vosso carinho desta forma. Foi um dia realmente especial, ainda mais com os vossos mimos.

Entretanto trago-vos hoje a receita do Bolo Rainha do Célio, depois de ele numa espécie de workshop privado nos ter ensinado a fazer, durante a nossa estadia no Hotel Santiago Cooking&Nature.

A receita dá para dois bolos rainhas médios, ou um grande. E é maravilhosa para fazerem e partilharem, ou para simplesmente congelarem um para mais tarde.

Ainda a tempo do natal, para poderem preparar o vosso bolo Rainha. Vão ver como é realmente simples, e é mais uma daquelas coisas que tem outro encanto quando somos nós a fazer.

E assim, aos poucos e poucos, estamos quase a chegar ao Natal!



Ingredientes (Para dois bolos Rainha pequenos):


500g de farinha de trigo

1dl de leite

5g de levedura seca

sal q.b.

100g de manteiga

175g de açúcar

3 ovos

1 gema

1 laranja (raspa)

1 limão (raspa)

300g de frutos secos a gosto (amêndoas, nozes, pinhões, avelãs, pecans…)

1 cálice de aguardente

açúcar em pó q.b.


Preparação:


Comece por dissolver o fermento no leite morno e adicione 1 chávena de farinha (reserve a restante). Misture bem e deixe levedar cerca de 20 minutos.

Bata depois a manteiga amolecida com o açúcar e adicione os ovos, um a um. Junte depois as raspas dos citrinos, a mistura do fermento, a restante farinha, o sal, e amasse até a massa ficar elástica e macia. 

Adicione depois a aguardente e os frutos secos picados grosseiramente. Amasse durante mais alguns minutos e forme depois uma bola. Deixe a levedar cerca de 1h30 ou até dobrar de volume.

Ao fim desse tempo divida a massa em dois e forme duas coroas.

Pincele com a gema de ovo batida e decore com mais frutos secos. Deixe levedar mais 20 minutos e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.

Retire, deixe arrefecer um pouco, e polvilhe com açúcar em pó.

Para o tornar mais rico, decore com fios de ovos.


Bom Apetite!

13 respostas

  1. Será que poderia indicar que tipo de levedura seca que usa? Normalmente uso o chamado 'fermento de padeiro' (que é mole e húmido); é a mesma coisa? Muito obrigada, Adriana

    1. Anónimo,

      As leveduras secas são tipo "Fermipan". Existem leveduras da marca Fermipan, Vahine, Condi, alguns supermercados têm de marca própria (ex. E. Leclerc), o Aldi costuma ter um pack de saquetas de levedura seca de cor verde (nesta altura encontram-se à venda).
      A levedura seca tem a mesma função do fermento de padeiro fresco, mas é mais prático para ter disponível em casa, além de ser mais fácil de encontrar nos supermercados.

      Espero que a informação ajude,
      Sara Oliveira

    2. Adriana, a Sara já lhe respondeu corretamente. Levedura seca é fermento de padeiro seco, em granulado. Encontra facilmente em supermercados e de várias marcas!
      Um beijinho,
      Joana Roque

  2. Tinha visto o bolo em ambos os stories (o seu e o do Célio/Sweet Gula), e "pensei para os meus botões": este bolo vai-se tornar viral, quase como o bolo de maçã da Filipa Gomes!
    É um bolo que faz figura numa mesa natalícia, e não só (ou quando o apetite pedir)!
    Para experimentar, assim que tenha disponibilidade para colocar a "mão na massa".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Carmen, fica bom na mesma, mas normalmente quase todas as receitas de natal levam. Se não tem aguardente experimente vinho do porto, por exemplo, ou outro vinho licoroso.
      Um beijinho,
      Joana Roque

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *