Tarte Fresca de Manga

Esta tem sido uma das receitas que mais me têm pedido, desde que, publiquei em versão de morango e de framboesas por altura da festa da família da escola dos miúdos, e depois num almoço aqui em casa. Na verdade, é uma adaptação de uma receita que me lembro desde sempre ver a minha sogra fazer. Uma tarte de maracujá, que já publiquei há uns anos aqui no blogue.

A tarte é uma delícia e sempre muito apreciada por todos, e era uma pena só a fazermos na altura do verão, quando tínhamos maracujás do jardim. Por isso, lembrei-me de substituir a polpa dos maracujás por outra fruta, e a gelatina a acompanhar a fruta que estou a utilizar – morangos e framboesas e gelatina de morango, por exemplo. E assim posso fazer a tarte com qualquer outra fruta que tenha! 

É portanto a tarte deste verão!


Ingredientes:


200g de bolacha Maria

125g de manteiga

1 manga madura (para outras frutas considerem cerca de 150g de polpa triturada)

1 pacote de gelatina de ananás ou pêssego ou laranja

250ml de água a ferver

1 lata (360g) de leite condensado normal


Preparação:


No robot de cozinha pique a bolacha e junte-lhe depois a manteiga previamente derretida triturando tudo mais um pouco.

Forre depois o fundo de uma tarteira de fundo amovível – ou uma forma de mola – com esta mistura, calcando bem com as costas de uma colher e leve ao frigorífico para prender.

Entretanto descasque a manga e triture-a até obter uma polpa. Reserve.

Numa taça misture a gelatina de ananás ou pêssego apenas com 250ml de água a ferver. Misture bem até a gelatina estar bem dissolvida. Acrescente depois o leite condensado e a polpa da manga e misture bem. Verta este preparado sobre a base de bolacha e leve ao frigorífico a prender durante algumas horas.

Antes de servir desenforme a tarte e coloque-a no prato de servir, decorando-a a gosto.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Uma sugestão bem fresquinha para os dias de Verão, mesmo que este esteja bem "farrusco"!
    Vai ser algo para experimentar com a manga ou outra fruta (ainda tenho polpa de maracujá congelada), na versão sem "casca", de forma a cativar os não apreciadores de tartes frias.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *