Sargos na Brasa com Molho de Azeite e Tomilho

Chega esta altura do ano, e a churrasqueira e as brasas quase que não têm paz ao fim de semana. São as sardinhadas, o peixe fresco na brasa, as churrascadas… Basta estes dias grandes de sol e o calor, que a vontade de se prepararem refeições ao ao livre e de se comer no jardim ou nas varandas, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre o que dita a maioria das refeições.

Aqui em casa gostamos de variar o peixe, e sairmos da “santíssima trindade” do robalo, dourada, salmão… Desta vez os sargos que vieram no cabaz da peixinho da lota (www.peixinhodalota.pt) não eram muito grandes, mas estavam deliciosos e fizeram as delícias de todos!

Acompanhei com um molho de azeite muito simples, mas que gostamos muito de usar para “regar” o peixe grelhado aqui por casa!


Ingredientes para 4 pessoas:


4 sargos médios preparados e amanhados (já vem assim no cabaz do peixe)

sal q.b.


Molho de Azeite e Tomilho:


2 raminhos de tomilho fresco

125ml de azeite

2 dentes de alho

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Prepare as brasas e tempere o peixe de sal. Grelhe depois os sargos (o objectivo é que o peixe não seque e se mantenha húmido e suculento). Também pode usar uma chapa ou grelha de fogão para grelhar o peixe ou até o forno.

Entretanto prepare o molho de tomilho e azeite. Num tachinho junte o azeite e os dentes de alho esmagados e triturados ou ralados com a ajuda de um ralador. Acrescente depois as folhinhas de tomilho e envolva bem. Tempere com um pouco de sal e pimenta e leve ao lume brando, sem deixar ferver, durante uns 5 minutos para o azeite ganhar sabor. Deixe depois em infusão.

Sirva o peixe com o molho ao lado para que cada um se sirva a gosto. Acompanhe com uma salada verde e com batatas cozidas ou salteadas.


Bom Apetite!

mais receitas

3 respostas

  1. Os grelhados são sinónimos de Verão, e os grelhados de peixe não ficam atrás.
    Gosto da sugestão do molho de azeite aromático, pois é uma forma de variar o singelo azeite usado simples.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *