Gingernuts (Cookies de Gengibre)

Foi um fim de semana que passou a correr. Os últimos workshops de natal, e jantares de amigos. Agora aproxima-se a derradeira semana! Cabazes em modo non stop depois de terça feira. Antes disso há que hoje tirar o dia para organizar as coisas cá em casa e para amanhã fazer uma comemoração simples do meu aniversário, em dia de festa da natal da escola do Zé Maria.

Depois só vai mesmo dar cabazes de natal e preparação do natal! Todos os anos digo isto, mas este ano estou realmente muito atrasada… Valha-me já saber tudo o que quero fazer e basta então colocar mãos à obra!

Para já, e como foram muito pedidas, fica a receita das bolachinhas “gingernuts” que são realmnente deliciosas e fáceis de preparar. Faz toda a diferença usarem o Golden Syrup (que não é a mesma coisa que Maple Syrup ou mel!) e que encontram com alguma facilidade em supermercados como o Supercor ou o Auchan (ou em lojas como a glood). O Golden Syrup é um xarope de açúcar. Poderão substutuir por mel, mas não terão nem o mesmo sabor, nem o mesmo resultado final! Acreditem em mim quando digo que vale a pena comprar golden syrup para fazer estas bolachas!


Ingredientes para cerca de 30 bolachas:


350g de farinha com fermento

200g de açúcar

1 colher de sopa de gengibre em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

125g de manteiga

75g de golden syrup

1 ovo

1 colher de chá de raspa da casca de laranja


Preparação:


Numa taça misture a farinha, o gengibre, o bicarbonato de sódio e o açúcar e misture bem.

Num tachinho coloque a manteiga em pedaços e o golden syrup e leve ao lume a aquecer, até que a manteiga derreta. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Junte depois ao ingredientes secos.

Junte também o ovo batido e a raspa da casca da laranja e misture bem até obter uma massa moldável.

Faça então pequenas bolas do tamanho de nozes, e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, devidamente espassadas. Achate depois as bolas, ligeiramente, com os dedos.

Leve ao forno previamente aquecido a160ºC, durante cerca de 15 – 20 minutos.

Deixe arrefecer completamente antes de guardar ou embalar (atenção que as bolachas enrijecem ao arrefecer, é natural estarem um pouco moles quando saem do forno!)


Bom Apetite!

12 respostas

  1. E aqui estão elas!
    Este tipo de bolachas é apreciado em casa, e lembra umas das poucas que compro (bolachas de gengibre e as fruitcakes da Mcvitties), quando encontro-as com um preço mais simpático.
    É um belo pretexto para abrir a lata do golden syrup que anda escondida na despensa. Mesmo que não façam parte das ofertas de Natal (aromas tradicionais/regionais), irão aparecer em casa, pois chá/café rima com bolo e bolachas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Mais uma deliciosa sugestão e estas vou fazer já esta semana p oferecer a algumas amigas 😉 Bjinhos e, como sempre, obrigada! Votos de um aniversário docinho e feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *