Batatinhas Novas Assadas e Temperadas

Chegou Agosto. O mês das férias por natureza. E o mês das festas populares, dos churrascos e das refeições das férias ao ar livre.

E são também precisas ideias novas, e receitas diferentes para acompanhamentos. Poucos teremos vontade de fritar batatas para muitas pessoas, e as batatas de pacote não podem sempre ser uma opção. E às vezes já estamos fartos do arroz de feijão, ou do arroz branco com o feijão preto… E umas batatinhas assadas para variar? Cá em casa adoramos e já fazem parte dos favoritos! Preparadas de uma maneira ou de outra, são também um excelente petiscos para aqueles nossos jantares de tapas e petiscos, principalmente quando acompanhados por umas maioneses caseiras de sabores diferentes.

Espero que gostem!


Ingredientes para 4 pessoas:


800g de batatas médias novas

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de colorau em pó

1 pitada de piri-piri moído

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 molhinho de coentros frescos


Preparação:


Lave bem as batatas, escovando-as se necessário, e corte-as em quartos. Coloque depois as batatas numa assadeira e tempere-as com sal, pimenta, o alho em pó, o colorau, o louro partido em pedaços, o piri-piri a gosto e um pouco de azeite. Envolva bem as batatas nestes temperos e leve-as ao forno previamente aquecido a 180ºC com ventilação. (A ventilação faz aqui toda a diferença pois torna as batatas mais crocantes por fora e macias por dentro).

Antes de servir polvilhe com coentros frescos picados.

Se gostar acompanhe com abacate esmagado com uma pitada de sal e de sumo de limão. São um excelente petiscos numa mesa de tapas, ou mesmo como acompanhamento de carnes grelhadas.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Que belas que elas ficaram essas batatas, muito boas e com uma cor muito bonita.
    Por vezes é mesmo a falta de ideias é sempre toca e vira o disco várias vezes, sempre com os mesmos acompanhamentos.
    beijinhos

  2. Adoro batatas assadas, e estas estão com uma boa cara!
    Mais uma boa ideia para variar os acompanhamentos, seja com a batatinha primor, outra pequenina (a olho de perdiz é optima!) ou mesmo a batata doce miúda (que costuma vir na cesta).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *