O melhor Curd de Limão

Não sei estar em casa sem curd de limão. Rapidamente prepara-se uma sobremesa misturando com natas batidas ou queijo creme e bolacha moída. É uma maravilhosa cobertura de bolos assim só ou misturado com natas batidas. Com umas colheradas de curd de limão a pavlova fica ainda mais deliciosa, e com panquecas e frutos vermelhos é além de saboroso, muito bonito.

Apesar de já se encontrarem à venda curd de limão de boas marcas, dêem-me limões e haja ovos, de preferência caseiros, que não resisto a fazer uns frasquinhos de curd de limão, para usar nestas e noutras coisas.

De cada vez que me oferecem limões, entre muitas das coisas que acabam por acontecer na cozinha, há sempre, mas sempre curd de limão. Desta vez com os limões que a Adelaide me trouxe do quintal da mãe.

De entre as mais variadas receitas que já experimentei, esta tornou-se sem dúvida a minha favorita: além de ser muito simples, é realmente a mais saborosa de todas. A receita é da Susana Gomes, também conhecida como “Gasparzinha”, do blogue “No soup for you”. Não sei se ela tem a receita no blogue, mas eu fui encontrá-la no livro que escreveu há alguns anos em parceria com a bimby.

Se nunca experimentaram fazer curd de limão nem sabem o que andam a perder. Desafio da semana: fazer esta receita. Quem aceita?


Ingredientes para 1 frasco grande:

(adaptado de “Velocidade Colher – Entre tachos e bimby – Susana Gomes, página 64)


140g de açúcar amarelo

casca de 1 limão (apenas a parte amarela)

125ml de sumo de limão

60g de manteiga

2 colheres de sopa de leite

2 ovos

2 gemas


Preparação:


Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo dos limões e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar.

Deixe arrefecer e guarde no frigorífico,

Use como uma compota, em panquecas, crepes, coberturas de bolos e cheesecake ou pavlova.


Bom Apetite!

28 respostas

  1. Vamos ver se é desta que experimento fazer! Limões não faltam, pois o limoeiro está carregado e já estão a aparecer mais flores. Uma das razões para ainda não o ter feito é a sua curta duração, e raramente fazer sobremesas ou bolos recheados em que o possa utilizar. Normalmente, fico pelos bolos simples e bolachas/biscoitos. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Maria,

      Depois de feito dura algumas semanas no frigorífico, desde que colocado num frasco esterilizado. Outra opção é pasteurizar o curd e aí pode durar vários meses.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

  2. Eu já experimentei a outra receita do seu blog e ficou muito bom mas também tem um aspecto super cremoso. Não posso deixar de comentar que a primeira coisa que reparei foi no frasco..é super amoroso:) Obrigada pelas receitas maravilhosas.

  3. Tb gosto mt, o pessoal de casa é q nem tanto… Ñ prometo fazer esta semana, mas hei de fazer a pensar na Pavlova do almoço do Dia da Mãe 🙂 Bjinhos e boa semana!

    1. Filipa,

      Para fazer na bimby é colocar o açúcar e a casca de limão 15s/vel 9
      juntar a manteiga, o leite e o sumo de limão e 1m/vel 2.
      Juntar os ovos e as gemas e misturar 10s/vel 4.
      Finalmente programa 7m/80ºC/vel2.

      Espero ter ajudado.
      Joana

    1. J,

      Convém sempre que o frasco seja esterilizado. E assim, desde que no frigorífico dura algumas semanas. Se o pasteurizar dura mais tempo.

      Espero ter ajudado,
      Joana

  4. Joana, quando diz: misturar bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga, quer dizer com a batedeira ou com a colher de pau? É que pode fazer toda a diferença, e como é a minha primeira vez, queria acertar 🙂

    Sigo-a há anos e não há dia que não passe aqui!
    Já devo ter experimentado mais de metade das receitas deste blog, e à conta disso, como diria o Mia Couto, amei muito os meus. Obrigada também por isso.

    Beijinhos e felicidades

    Marisa Pimenta

    1. Obrigada pelas doces palavras Marisa.
      Para misturar, basta a colher de pau ou uma vara de arames.
      Não se esqueça é que não deve parar de mexer até a mistura engrossar.

      Um beijinho,
      Joana

  5. Muito bom aspecto! Não posso deixar de comentar que além das receitas maravilhosas, as fotografias deste blog são de encher as medidas! Parabéns!

    Já que a receita original vem de um livro Bimby e eu tenho a dita, poderia por nós comentários como fazer na Bimby? Obrigada desde já.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *