Bolo Mármore de Chocolate e Beterraba


Fim de semana à porta e surge a vontade de fazer um bolo. O habitual bolo que sempre nos acompanha durante o fim de semana, perfeito para colocar na mesa num pequeno almoço mais demorado, que serve de acompanhamento ao café se nos surgirem convidados inesperados, ou que é o acompanhamento perfeito para uma simples chávena de chá quando a fome aperta a meio da tarde.

As beterrabas pequeninas que trouxe da horta já estavam assadas, aproveitando um destes dias em que liguei o forno para fazer os cogumelos recheados para o jantar.

Assim, todo o processo de preparar este bolo mármore de beterraba e chocolate foi mais simples.

Foi também a oportunidade perfeita para dar uso ao chocolate em pó que a Pantagruel me enviou (sabem que a Pantagruel é uma marca que pertence à Imperial que é uma empresa portuguesa?) 

Bem, mas para dizer a verdade, essa é a marca de chocolate em pó e cacau magro em pó que se usa habitualmente cá em casa…

Fica então a receita deste bolo que eu achei delicioso. Pena é que a fantástica cor do bolo com a beterraba desapareça durante a cozedura.

Bom fim de semana!


Ingredientes:


4 ovos

200g de açúcar

150g de manteiga

200g de farinha

100g de puré de beterraba (com beterrabas que assei previamente embrulhadas em papel de alumínio)

1 clh chá de fermento em pó

100g de chocolate em pó Pantagruel


Preparação:


Bata as 4 gemas com o açúcar e junte a manteiga à temperatura ambiente e bata até obter um creme fofo. Seguidamente misture a farinha peneirada com o fermento e por fim as claras em castelo.

Divida depois a massa em 2 partes iguais: numa misture o puré de beterraba, e na outra misture o de chocolate em pó.

Unte e polvilhe com farinha uma forma tipo bolo inglês e deite os 2 preparados em camadas alternadas. Leve a cozer em forno médio durante 30, 35 minutos.

Depois de cozido deixe arrefecer e desenforme.


Bom Apetite!

Forma by A Metalúrgica Bakeware Production SA

15 respostas

  1. Um bolo é sempre uma boa sugestão. Gosto muito de bolo mármore, e este deve ser diferente. É pena que tenha perdido o rosa com a cozedura. Fiz pela vez um bolo de beterraba para aproveitar umas beterrabas assadas que estavam à espera de destino, adaptando uma receita de um bolo de laranja (beterraba triturada com sumo de limão e laranja, para perfazer a quantidade de sumo pedida na receita), e ele ficou cor de salmão, depois de cozido. Será que para manter a cor durante a cozedura, temos que juntar algo ácido, tipo sumo de limão ou vinagre? É algo que tenho que investigar, pois as receitas que vejo na net têm aquele rosa vivo… Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    1. Sara,

      Eu também gostava que a cor se tivesse mantido! Parece-me uma boa investigação perceber o porquê desse mistério.
      Parece-me também bem misturar beterraba com laranja!
      Um beijinho,
      Joana

  2. Eu também já fiz bolo de beterraba (crua, ralada) e aconteceu-me o mesmo no que diz respeito à cor. Mas também não estava à espera de um bolo cor de rosa, pelo que vi no blog de onde tirei a receita.
    Joana, este bolo está mesmo apetitoso.
    Bom fim de semana.

    1. Cristina,

      Realmente este bolo ficou muito bom!
      Já fiz várias receitas de bolos com beterraba e realmente nunca consegui manter a cor.
      Provavelmente é mesmo assim
      Um beijinho,
      Joana

    1. Isabel,

      De todos os bolos com beterraba que já fiz, este é provavelmente um dos melhores.
      Aconselho a experimentar.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Romã,

      Ficou mesmo bom. O Miguel chegou a casa e comeu um fatia. Disse que estava bom e perguntou de que era o bolo. Quando lhe disse que era de beterraba é que decidiu responder que afinal não estava… 🙂
      Um beijinho,
      Joana

  3. É uma combinação que nunca experimentei mas que ando curiosa por experimentar porque me parece deliciosa 🙂 o aspecto então, é fabuloso!*

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *