Salmão Gratinado com Alho Francês e Espinafres

O fim de semana foi intenso mas muito gratificante. Apesar de ficar sempre ansiosa antes de cada workshop, de achar que não estou à altura das expectativas das pessoas e que alguma coisa vai correr terrivelmente mal, acho que até correu tudo muito bem, tanto em Coimbra como no Porto, e foi maravilhoso conhecer tanta gente nova e de poder partilhar momentos tão divertidos com todos.

Espero sinceramente que tenham gostado, e que tenham vontade de, quem sabe, participar num próximo.

Depois de um fim de semana de trabalho e, ao contrário da maioria das pessoas, chega a segunda-feira e eu paro um pouco. Para me organizar, para tratar das coisas cá de casa e para mimar o Zé Maria.

E hoje, como sugestão, deixo uma receita de salmão. A semana começa com peixe.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 lombinhos de salmão

200g de espinafres

1 cebola

1 alho francês

1 dente de alho

sumo de limão q.b.

sal e pimenta q.b.

vinho branco q.b.

75ml de natas

50g de queijo ralado

Preparação:

Comece por temperar o peixe com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve.

Leve depois uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e salteie os espinafres até que fiquem murchos, temperando-os com um pouco de sal. Coloque depois os espinafres no fundo de um recipiente que vá ao forno.

Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve-os também a alourar num pouco de azeite. Acrescente o alho francês previamente cortado em rodelas finas e bem lavado e deixe saldar. Tempere de sal e pimenta e acrescente um bolinho de vinho branco, deixando ferver e apurar até os legumes estarem macios.

Sobre os espinafres coloque os lombinhos de salmão e sobre as estes a mistura de alho francês. Termine com as natas e o queijo ralado e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 15 a 20 minutos até que o peixe esteja cozinhado e o queijo gratinado.

Sirva com arroz branco e um salada verde.

Bom Apetite!

12 respostas

  1. Bom dia,
    Não estive no sábado no seu workshop,mas foi como lá tivesse estado,pois já ouvi o meu filho (único homem presente no sábado) descrever a tarde bem passada que teve,a sobremesas que provou,e essencialmente quanto gostou da sua simplicidade.
    Ontem quis experimentar uma sobremesa que foi aprovada por quantos a degustaram.
    Sou leitora assídua do seu blog,fico á espera que volte ao Porto.

    Beijinho
    Rosalina

    1. Olá Rosalina,
      Estou a ver que é a mãe do Vitor!
      Obrigada pelas suas palavras e fico muito feliz por esse feedback positivo.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Receita daquelas que eu adoro: simples, rápida e saborosa. E, melhor… já sei o que fazer para o jantar de terça-feira!!! 🙂
    Obrigada Joana.
    Raquel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *