A semana começa doce. Com umas mini-pavlovas que preparei para a festa de aniversário do Zé Maria e que fizeram as delícias dos mais gulosos e dos amantes de suspiros.
Pode ser que, ao começar a semana com coisas doces ela se mantenha doce e cheia de coisas boas. E que nos dê a todos tudo aquilo que desejamos e que seja o mote necessário para atrair as coisas doces da vida. Acho que ninguém gosta de amargos de boca, não acham?
Bom início de semana!
Ingredientes para 12 mini-pavlovas:
4 claras de ovo
200g de açúcar
2 colheres de chá de amido de milho (Maisena)
2 colheres de chá de vinagre de vinho branco
300g de lemon curd (podem usar caseiro ou de compra – receita aqui http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/03/curd-de-limao-lemon-curd.html)
Framboesas (ou mirtilos q.b.)
Preparação:
Ligue o forno r regule-o para 150ºC.
Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno…)
Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe 12 círculos pequenos. Divida as claras dentro desses círculos e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro dos circulos e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.
Coloque as pavlovas no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar durante 1h00 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-as arrefecer completamente lá dentro antes de retirar. (Vai ver como ficam crocantes por fora e molinhas e macias por dentro!)
Mesmo antes de servir as mini-pavlovas coloque-as no prato de servir e sobre cada uma coloque uma colher de curd de limão e termine com as framboesas ou mirtilos para decorar. Sirva de imediato.
Bom Apetite!
6 respostas
Adorei! Ficaram lindas!
Obrigada Pimentinha. E super práticas de fazer.
Um beijinho,
Joana
Para além de terem ficado lindas é aquele tipo de finger food óptimo para as festas de aniversário ou para um jantar volante com amigos 🙂
Margarida,
É verdade, são mesmo perfeitas para este tipo de festas. Todos adoraram.
Um beijinho,
Joana
Amei! Hei de fazer! Bjinhos.
Ficam super amorosas na mesa! Vai gostar de certeza.
Beijinho,
Joana