1 Ano de Zé Maria

Zé Maria:

Faz hoje um ano que nasceste. Faz hoje um ano em que saí de casa às 8h30 da manhã rumo à maternidade. Já sabíamos que ias nascer nesse dia lá para as 16h, 17h. A cesariana estava marcada por causa da placenta prévia, estado que me acompanhou durante toda a gravidez. Antes de sair de casa, com o nervoso miudinho de saber que te íamos finalmente conhecer, e de que a nossa vida tal como a conhecíamos nunca mais seria igual, ainda tivemos tempo para a ultima foto da barriga.

Chegamos à maternidade ainda não eram 9h da manhã e fomos ter com a nossa Drª Maria José. Dei entrada e o pai foi embora, porque não podia estar connosco naquela hora.

Vesti a camisa de dormir cor-de-rosa que a “inha” Cristina me tinha emprestado e que já tinha servido para as suas duas gravidezes, e preparei-me para levar a segunda injeção para a tua maturação pulmonar. Como só tinhas 37 semanas e 1 dia ninguém quis arriscar a vires cá para fora sem estes cuidados.

Sei que passei a manhã numa enfermaria, a soro, onde estavam duas pré mamãs adolescentes internadas.

A manhã passou-se e finalmente o pai veio para ao pé de mim. Entre a preparação para a cesariana, ficamos à espera que chegasse a Drª Maria José, que fez questão de te fazer nascer, mesmo que aquele fosse o seu dia de folga.

Fui finalmente para o bloco. O sorriso da Drª Maria José a confortar-me e acalmar-me apesar de uma equipa concentrada numa cesariana que se podia tornar complicada. Depois da epidural, e de alguma espera que não sei precisar de quanto tempo só me ficou na lembrança uma médica a fazer-me pressão na barriga, quase deitada sobre mim a ajudar à tua saída.

E as palavras da Drª Maria José: “Ó Joana é pequenino e redondinho!”. Ouvi um choro de bebé, e de repente colocam-te à minha frente. Eu sem te poder tocar, com os braços abertos e presos em equipamentos e soro e sei lá mais o quê.

E quando te vi, não fui capaz de dizer nada meu filho. Só consegui chorar. E beijar-te porque apenas os meus lábios te puderam tocar naquele momento.

Depois foste para dentro, para te vestirem e te aquecerem. Voltaste passado uns minutos e vi-te com a roupinha que escolhi com tanto cuidado, com o gorrinho e a fralda bordados pela avó Cila, e voltaram a levar-te para seres apresentado ao papá e à restante família que aguardavam lá fora.

Voltaste, e pude finalmente pegar-te, sentir-te e cheirar-te. Aninhaste-te logo junto a mim e ali ficaste sossegado. E saímos os dois.

Cá fora todos nos esperavam. Os avós, a prima Maria e até a tia Rita que saiu mais cedo para nos ir ver. Até a Drª Maria José lá estava de lágrimas nos olhos abraçada a avó e a dizer “Ó Cila, tinha mesmo de ser hoje.”

E depois…depois veio o enamoramento: tu e eu. Eu e tu e o papá. Nós. Finalmente nós e a família que tanto queríamos.

Nasceste às 17h35, do dia 18 de Setembro de 2013. Com 2630g e 45cm. E contigo nasceu uma mãe e um pai. E uma família. E a noção de que agora o meu coração bate fora do peito.

Parabéns meu amor pequenino.

56 respostas

  1. Muitos Parabéns ao Zé Maria e à Mãe,
    a maternidade é uma coisa que nos transforma completamente descobrindo assim um novo se que desconhecia-mos!
    Fui mãe há 6 meses e meio e para mim foi o renascer de uma nova vida.
    Foi de cesariana e voltava a repetir tudinho!
    Imagino a sua alegria! E desejo muita saúde e sorte e que tenham muitos momentos de grande felicidade!
    Um beijinho!

  2. Muitos parabéns ao pequeno Zé Maria, aos papás e a toda a família…Desejo-vos tudo de bom hoje e sempre…acompanho os seus blogues e inclusivamente tenho todos os seus livros mas nunca tinha comentado nada nos blogues, mas hoje merece uma palavra. E não me quis manter no anonimato, porque também sou mãe e sei que tudo o que tenha haver com os nossos filhos nos faz feliz. Mais uma vez muitos parabéns.

  3. Muitos parabéns ao pequenino Zé Maria e aos papás! Que este dia seja muito feliz e que a vida se encarregue de vos dar muitos momentos de partilha, muitas alegrias e muitas razões para celebrar. Um grande beijinho.

  4. Mts Parabéns ao Zé Maria por completar 1 aninho e aos pais que finalmente viram nascer o culminar do amor que nos une após anos de espera e sofrimento.
    Td de bom hj e sempre!
    Beijinhos
    Inês

  5. Que a vida sorria sempre ao vosso menino, e a vós com ele. Muitos parabéns pela passagem deste primeiro aniversário. E chegou tão rápido, não foi?! Num piscar de olhos!! Muitos beijinhos, com votos de tudo de bom, neste dia tão especial.

  6. Muitos Parabéns querido Zé Maria 🙂
    Muitos Parabéns Joana, emocionei-me com as suas palavras, é com muita ternura que a acompanho diariamente.
    Desejo-lhe muitas Felicidades

  7. É já uma "frase-feita" ou "lugar comum" mas o nosso coração passa mesmo a bater fora do peito…
    Muitos parabéns Zé Maria, Miguel e Joana. Que a vida vos sorria muito!
    Raquel

  8. Porque eu conheço o caminho da Infertilidade, conheço o caminho da Perda Gestacional, conheço bem o conhecer uma filha estando com os braços agarrados a equipamentos e a barriga aberta consigo saborear as tuas palavras. E percebo bem esta tua alegria da Maternidade.
    Desejo-vos uma vida muito feliz, os três junto lado-a-lado.
    Parabéns Zé Maria!
    Parabéns Joana e Miguel pela família que construíram.

  9. E de repente tenho os olhos meio molhados, não sei porquê… 🙂
    Não costumo comentar muitas vezes, mas hoje tinha mesmo de ser: muitos, muitos parabéns aos três. Que o Zé Maria tenha uma vida imensamente feliz à sua frente.

  10. Ola Joana, como também conheço esse caminho, feluzmente também com um final feliz ainda fico mais de lágrima no olho! Ser mãe [ou pai] muda-nos para sempre! Para melhor! O coração é deles e sim, bate fora! Muitos parabéns e felicidades para o Zé Maria e papás. Que a vida sempre vos sorria! Bjinhos

  11. Querida Joana (minha Colher de Pau)
    Foi com muita emoção que li e senti este teu depoimento em homenagem ao Zé Maria. Que Deus vos abençoe e os Anjos o protejam.
    Parabéns aos Papás que depois de tanto esperar alcançaram o vosso sonho. Bjs. Bombom

  12. Eu já fui mãe á 30 anos e hoje com o seu depoimento senti novamente a sensação de ansiedade e felicidade do antes e do depois. Obg. por partilhar connosco as suas emoções e muitos parabens com o desejo de tudo de bom para o Zé Maria.

  13. Só um amor grande consegue por cá fora um sentimento tão puro, de mãe para filho.
    Parabéns a toda a família e em especial ao pequenino Zé Maria, que conte muitos e vivam sempre muito, muito felizes!!!

  14. E de repente, temos mais Joana que a Colher-de-pau!
    Eu não tenho filhos ainda mas já tenho muitos anos de cozinhados na sua companhia, e acompanhei, como se de uma amiga se tratasse, toda a evolução que a sua vida, a que quis partilhar nos seus blogs, foi sofrendo… E, bolas, como têm sido felizes os últimos anos, não? O crecimento dos blogues, os livro, o Zé Maria, e um 4º livro.
    Cara Joana, hoje o dia é do Zé Maria, mas os parabéns vão também para si, como mãe claro, mas como mulher que soube dar a volta a tudo! E mesmo num estrondoso 4º livro na n-ésima edição, continua a Colher-de-pau de sempre que, na Feira do Livro de Lisboa com uma fila de gente ávida por um autógrafo, onde eu me incluía, me "pediu desculpa" por não conseguir ser tão assídua nas receitas do blog….

    Parabéns Zé Maria, pelo teu ano de vida e pela mulher que tens a sorte de ter como Mãe.

    Rita

  15. Muitas felicidades, Mãe Joana!
    Tenho aqui uma velinha acesa pelo seu pequenino lindo!
    Acenda uma por mim, por favor, para Deus me dar o bebé pelo qual espero há tantos anos.

  16. Muitos parabéns Joana!
    Também eu fui mãe recentemente e emocionei-me muito ao ler o seu texto…partilho a sua imensa felicidade.
    Beijinho grande

  17. Parabéns ao Zé – Maria e aos pais.
    (Alguém) Conhece um programa informático que permita arrumar ( e consultar de forma rápida) as receitas? Estou cansada do meu estilo Word…
    Cumprimentos

  18. Ó pá… Beijinho grande. Muitas felicidades. Fiquei comovida com o teu texto. Que a vida te sorria sempre Zé Maria!!!! Tudo de bom para os Pais.
    Atrasada porque estive de férias…

  19. E pronto, estou no trabalho a pestanejar 200 vezes por segundo para secar os olhos, para que ninguém veja a lagrimazinha que teima em sair dos olhos!!!! Muito bom! Ser mãe, é realmente a melhor coisa da vida!
    Beijos e felicidades!

  20. Queridos "Comentadores",

    Muito obrigada a todos pelas vossas palavras e votos de parabéns ao pequenino aqui de casa.
    Quem ficou com a lagrima no canto do olho fui eu, ao ler tudo o que tão simpaticamente escreveram.
    O Zé Maria agradece-vos com o seu sorriso maravilhoso e um aceno de mão atabalhoado! 🙂
    Um beijinho a todos.

    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *