Tortilha Mediterrânica

Jantar de domingo, depois de um fim de semana cansativo e de ter chegado a casa às 20h cheia de fome e sem nada peparado para jantarmos. No frigorífico havia umas sobras de batatas cozidas que estavam destinadas ao puré da sopa: nudança de planos. Com os abençoados ovos, que rapidamente resolvem qualquer emergência culinária e uns tomates que estavam na gaveta dos legumes assim como uns espinafres caseiros fez-se jantar para 2.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas grandes cozidas

1 tomate

1 mão cheia de espinafres

1 cebola

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

3 ovos

Preparação:

Corte as batatas em cubinhos e pique o dente de alho. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com duas colheres de sopa de azeite e junte as batatas e o alho picadinho. Deixe saltear até as batatas começarem a dourar. Acrescente depois a cebola em meias luas, os espinafres frescos picados e o tomate em cubinhos e sem sementes. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios e tempere com um pouco de sal e pimenta.

Bata os ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescente ao preparado anterior. Deixe cozinhar os ovos de um lado e, quando estiverem cozinhados, vire a tortilha do outro lado com a ajuda de um prato e deixe cozinhar do outro lado.

Sirva cortada em pedaços com uma salada verde.

Bom Apetite!

15 respostas

  1. olá , a tortilha, amiga da rapidez e perfeição com uma boa salada e um bom recheio não há melhor, uma dica: desde que comprei a forma de silicone, nunca mais fiz na frigideira, vai ao forno e em pouco tempo tenho uma tortilha sem sujar tachos, apenas a forma, claro e o melhor é que não leva gordura nenhuma, jinhos xanan

  2. Eu também deixei de as fazer na frigideira. Por um lado, porque evito a gordura extra, o que as torna mais saudáveis; mas também porque na frigideira raramente me saíam bem, já que tinha muita dificuldade em virá-las sem as desmanchar.
    Comecei por levá-las ao forno, num pírex. Mas agora comprei um recipiente que permite fazê-las no microondas. Ficam óptimas!

  3. Boa noite.
    Queria dar os parabéns pelo blog e pelo sucesso do livro.
    Vi a sua reportagem no MU, e, como estudante acho muito importante saber cozinhar, mas infelizmente poucos o acham (é sempre mais rápido fazer uma pizza no microondas).
    Pessoas como você, inspiram-me.

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *