Popcakes

Não há festa de aniversário sem bolo, velas e os Parabéns cantados a muitas vozes e diferentes tons. Também o M. teve um bolo de aniversário. Mas um bolo pouco convencional e um pouco diferente do que os nossos convidados estariam à espera. Ninguém mostrou indiferença ao “bolo” deste ano: uns deliciosos popcakes, que se comiam numa dentada só! Mas depois de tantas sobremesas, acho que ninguém estaria com vontade de um bolo mais convencional.

A ideia não é original – são até bastante comuns nos EUA – mas a mim pareceu-me perfeita para o que eu pretendia, e portanto aqui fica a sugestão de como se pode transformar um simples bolo, num bolo de aniversário diferente.

Ingredientes para cerca de 40 popcakes pequenos:

Bolo:

6 ovos

75g de chocolate em pó

1dl de água quente

250g de farinha

300g de açúcar

3clh chá de fermento em pó

1clh café de sal fino

1dl de óleo

1clh sopa de açúcar para as claras

Cobertura:

200g de chocolate branco

200g de chocolate de leite

coco ralado

confeites coloridos

pauzinhos de espetadas

Preparação:

Comece por fazer o bolo. Dissolva o chocolate com a água quente e deixe arrefecer. Num recipiente onde possa ser batido, misture muito bem a farinha e o açúcar e abra-lhes uma cavidade ao centro. Nessa cavidade, deite as gemas, a mistura de chocolate e água, o óleo, o sal e o fermento em pó.Misture muito bem tudo e depois bata muito bem durante uns minutos.

À parte, bata as claras em castelo bem firmes, adicionando-lhes quase no final o açúcar para ficarem seguras, e ligue-as cuidadosamente ao batido anterior, mexendo cuidadosamente.Leve a cozer em forno quente (180ºC) numa forma previamente untada e polvilhada.

Assim que o bolo estiver cozido, retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Ainda morno, parta-o em pedaços e desfaça-o em migalhas. Com essas migalhas forme bolas (do tamanho que quiser) amassando bem entre as mãos. Como o bolo ainda deverá estar morno deverá ser fácil formar as bolas. Se isso não estiver a acontecer e ee achar que é dificil amassar o bolo “a seco” junte um pouco de leite frio.

Em banho maria derreta os chocolates em taças separadas e mantenha-os quentes para que não solidifiquem. Com a ajuda de uma colher de sopa envolva cada bola de bolo no chocolate (branco ou de leite) e coloque-as depois sobre uma folha de papel vegetal. Antes que o chocolate comece a endurecer, enfeite as bolas de chocolate branco com os confeites coloridos, e as de chocolate de leite com o coco ralado. Repita até todas as bolas de massa estarem cobertas de chocolate e decoradas. Deixe o chocolate a endurecer completamente. Depois de solidificado espete cada bola num pauzinho de espetadas e estão prontas a servir.

Bom Apetite!

36 respostas

  1. Que engraçado. Excelente ideia. Penso que para uma festa de crianças será uma excelente ideia, pois eles mal param para comer, só querem brincadeira e assim é rápido a distribuir o bolo!
    Beijinhos

  2. Muito original e uma maneira engraçada de comemorar um aniversário de maneira diferente do bolo tradicional!!
    Bjokas
    Rita

  3. Que ideia engraçada, adorei a sugestão. Fica perfeito para uma festinha para crianças faz as delicias de todos, miúdos e graúdos…eheh…Beijinho

  4. Uma bela ideia para festas de crianças…
    É pena não existir uma 'maquineta' para fazer as bolas mais rapidamente.
    Vou experimentar na próxima festa de anos…
    Bj

  5. Que ideia ÓPTIMA e que aspecto MARAVILHOSO!!! Mesmo a sério! Estou a babar completamente (e logo hoje que ia começar a dieta mais a sério! Bolas!)! Ideal genial mesmo! Vou experimentar fazer na próxima festa! Muito bom! 🙂

  6. Adorei! Realmente nos EUA ( e outros países do novo continente) é uma forma relativamente usual de servir o bolo de aniversário….mas por cá, como tudo….enfim! Mas com o teu contributo, de certo se vai divulgar rápido, rápido, rapidinho! UM beijinho 🙂

  7. Adorei a ideia e como tenho um filhote a fazer 5 anos agora em Abril acho que vou experimentar.

    Tenho uma questão: estas bolas podem ser feito com qualquer outro tipo de bolo? De iogurte por exemplo?

  8. Meu Deus! isto deve ser uma pequena grande maravilha!!! Vou fazer… beijitos e muitos parabéns pelo teu blogue e pelo livro! 😉

  9. Esta mulher não existe!! :p

    Eheheh popcakes..isto na boca dos miúdos (e dos graúdos!) deve ser uma festa!! 🙂

    É tipo "bombocas? só há estas são pra mim! Pop, pop…

    Cristina

  10. Olá. Acompanho este blog com alguma regularidade e adorei a ideia :). O meu filho mais novo faz anos em Maio e esta vai ser uma das coisas a por na mesa. Obrigada por partihar.

  11. Que ideia original (para mim que não conhecia). Fico ansiosa pelo próximo aniversário cá de casa (Julho) para repetir a ideia.

    Beijinho

  12. Miam popcakes, ja faz algum tmpo que quero fazer isso, acho que amanhã vou fazer alguns 😛

    Só queria dizer que domingo vou estar presente nas amoreiras para o orkshop

  13. Que delícia! Não resisto e vou experimentar!! =)

    Depois de estarem já cobertas e secas podem ficar fora do frigorífico? Ou é no frigorífico até à hora de servir?

    Beijinhos,

    Inês

    1. OLá Inês:

      Se não estiver muito calor poderá guardar os popcakes fora do frigorífico, caso contrário é melhor guardar no frio ou o chocolate derreterá todo.

      Espero ter ajudado,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *