Pastéis de Espinafres

Tenho o hábito de fazer uma refeição vegetariana de quando a quando. Desta vez foram uns deliciosos pasteis de espinafres feitos com massa folhada.
Ficaram muito saborosos, mas devo-os ter fechado mal, pois quase no fim da cozedura começaram a abrir e a quererem deitar o recheio para fora.
Se os fizerem não se esqueçam de os fechar bem!

Ingredientes:

1 base de massa folhada para tartes
400gr de espinafres congelados
2 dentes de alho
azeite
2 colheres de sopa de farinha
150 ml de leite
50 gr de queijo mozarela ralado em fio
sal, pimenta e noz moscada
gema de ovo
sementes de sésamo

Preparação:

Leve um tachinho ao lume com azeite e coloque aí o alho picado. Assim que o alho começar a querer fritar junte os espinafres, ainda congelados, e deixe ficar em lume brando mexendo de quando a quando, até os espinafres estarem descongelados e cozinhados.
Adicione depois a farinha e o leite e vá mexendo até ficar uma mistura homogénea. Assim como uma espécie de esparregado.
Tempere de sal, pimenta e noz moscada e acrescente o queijo. Retire do lume e deixe arrefecer.
Desenrole a placa de massa folhada e divida-a em 4.
Recheie cada pedaço de massa com a mistura de espinafres já fria e dobre ao meio, no sentido do comprimento, cada pastel fechando bem as pontas.
Pincele com gema de ovo e polvilhe com sementes de sésamo.
Leve a forno bem quente 220ºC durante cerca de 20 minutos, ou até os pasteis estarem cozinhados e dourados.
Sirva com um arroz de cogumelos e passas.

Bom Apetite!

9 respostas

  1. Também façam uns parecidos mas com uma espécie de massa de pão. Com massa folhada, devem ser ainda mais deliciosos. Ummmmhhh…!

  2. Humm, que delícia, estes pastéis de espinagre vão muito bem com o nosso arroz e feijão aqui do Brasil. Deve ser cremoso por dentro e crocante por fora. Ficamos só a imaginar…

    Bjs

  3. Os espinafres congelados não estão cozinhados, mas cozinham muito rapidamente. Até o poderá fazer no microondas ou directamente no tacho onde está a fazer o recheio ou o refogado.

    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *