Os dias que começam vagarosos, cheios de animação, cedo e normalmente ao fim de semana. São os dias perfeitos para um pequeno almoço demorado. Adoro!
Tal como num mundo ideal poderia sempre tomar um pequeno almoço de hotel, tendo sempre uma mesa posta, composta e muito completa para a primeira refeição do dia. E pensar que quando era miúda e durante anos o meu pequeno almoço era apenas um copo de leite, apesar do olhar reprovador e insistência para comer mais alguma coisa por parte da minha mãe. Agora, o pequeno almoço é mesmo a refeição que mais gosto.
Seja um pequeno almoço, ou para quem não consegue começar assim o dia, um almoço ou jantar mais leve, deixo-vos uma sugestão deliciosa.
Ingredientes para 2 pessoas:
4 ovos
1 molhinho de espargos verdes
150g de salmão fumado
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
Pão de cereais para servir
Preparação:
Lave e prepare os espargos cortando-lhes as pontas dos pés mais duras e fibrosas. Leve-os depois a saltear numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite até que fiquem macios. Retire e reserve.
Bata depois os ovos com sal e pimenta e coloque-os na mesma frigideira onde cozinhou os espargos, e à qual acrescentou um pouco mais de azeite. Faça-os mexidos mas sem os deixar secar muito.
Sirva os ovos mexidos sobre os espargos verdes, e por cima destes divida o salmão fumado. Tempere com pimenta moída na hora e sirva com o pão de sementes.
Bom Apetite!
11 respostas
Adoro este género de pequenos-almoços, mas confesso que só tenho mais disponibilidade ao fim de semana ou em férias. Mas também é uma boa sugestão para uma refeição leve/lanche ajantarado. Os espargos são algo raro em casa, mas como há coincidências, tenho um molho de espargos bravos que comprei na praça a semana passada, que estavam à espera de serem utilizados. Estava previsto fazer ovos mexidos com espargos, mas acho que irão levar um "novo companheiro" de viagem! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Bom dia!
"para a primeira refeçam do dia"… a sério??? Por favor, pelo amor da santa e do Português, reveja os seus textos antes de publicar! Que dor de alma…
Adoro salmão fumado mas lá em casa só se fizer apenas para mim 🙁
Cumprimentos
…que indelicadeza implicante, mas não se está mesmo a ver que não se trata de um erro, mas de uma gralha!'
Não se enervem que não vale a pena!
Para o anónimo das 11h26, posso afirmar que não se trata bem de um erro de português, mas sim de uma gralha do corretor ortográfico que corrige automaticamente. Depois de escrever e corrigir essas gralhas nos textos, tenho de os importar do programa onde os escrevo para a plataforma blogger. E o que acontece é que o programa que utilizo volta, muitas vezes, à formatação original e volta a corrigir automaticamente para aquilo que ele acha que é correto. E é esse o motivo pelo qual estas gralhas acontecem continuamente. Peço desculpa de muitas vezes me esqueço de voltar a retificar tudo já na plataforma blogger, mas como deve compreender nem sempre me lembro desse pormenor ou tenho realmente oportunidade. Compreendo que não goste de ver estas gralhas, eu também não e corrijo-as assim que me apercebo, ou que alguém me chama a atenção para elas. Mas como tudo, há formas de dizer as coisas que não se tornam tão "ofensivas" e quase indelicadas…
Quanto à receita em si, esta é perfeita para fazer para toda a família. Para si coloca salmão fumado, para os restantes elementos fiambre, presunto ou outra coisa a gosto.
Um beijinho,
Joana Roque
Bom dia,
O que o anónimo das 11:26 disse não tem nada de indelicado. É triste ver erros de português.
Se foi mesmo o corretor ortográfico então deveria trocá-lo, pois a palavra "refeçam" não existe na língua portuguesa.
Dado que o seu blog é visto por várias pessoas, deveria ter mais atenção a estas "gralhas".
Sobre a receita: não há nada que ligue as partes, pelo que não é criado qualquer tipo de sinergia.
Caro Anónimo das 11:36.
Caso não tenha percebido não foi mesmo um erro de português. E para quem parece tão entendido na língua portuguesa, devia ter ido confirmar ao dicionário, antes de vir para aqui dizer que a palavra "refeçam" não existe na língua portuguesa. Porque existe, como poderá confirmar aqui:
http://www.priberam.pt/dlpo/refeçam
Como não tenho por habito a mentira, quando disse que foi uma correcção automática do corretor ortográfico é porque foi isso mesmo. E acho que não há necessidade de trocá-lo porque afinal a palavra existe.
De qualquer maneira é verdade quando diz que devo ter atenção às gralhas. Mas faço o meu melhor. Sou humana e erro.
Atenciosamente,
Joana Roque
Boa tarde. Novamente o anónimo original das 11.26.
Peço desculpa por ter lançado semelhante confusão, não queria de todo ofender, e lendo agora com outro distanciamento reconheço que pareceu demasiado… extremista na defesa do português. Apenas tenho pena que um blog (de que gosto bastante e leio regularmente) com um alcance como este possa deixar passar este tipo de erros, perpetuando um mal-falar que infelizmente hoje é tão comum. Mas tem razão, somos humanos e erramos.
De qualquer modo, o corretor é de facto pouco eficaz… mesmo existindo refeçam (não sabia que se podia dizer refecer em vez de arrefecer, já aprendi algo hoje), é uma conjugação verbal, e quando escreveu "1ª refeçam do dia" quereria usar um substantivo. Penso que seria isso que o anónimo das 11.36 queria dizer. Um corretor que não só anula correcção de gralhas como com isso altera a natureza das palavras não me parece boa ferramenta.
Cumprimentos e votos de sucesso para o novo livro!
Este comentário foi removido pelo autor.
Adoro esta combinação, simplesmente deliciosa!
Beijinhos
http://www.petiscana.com
Mto bom
http://www.markmargo.net (site entretenimento)
Adoro espargos, mas nunca fiz salteados porque tenho receio que fiquem duros….enfim, mania minha. Tenho mesmo que experimentar! Bj