Compota de Ameixa Amarela

No sábado ao final do dia, tivemos aqui em casa um pequeno grupo de pais e de colegas do Zé Maria, numa tentativa de conseguirmos acabar as sobras da festa de final de ano do dia anterior.

Claro que se trouxeram mais umas coisas para se complementar, e uma das mães trouxe muitas ameixas amarelas, bem madurinhas e doces, do quintal dos sogros.

As ameixas eram para depois distribuir por todos, mas no meio da confusão foram-se quase todos embora sem levar as ameixas.

Ora elas estavam mesmo muito maduras… e acabei por ficar com todas! Assim que puxe, preparei uma deliciosa compota, que depois distribuí pelos mesmos pais que tinham vindo cá a casa…. não levaram as ameixas, mas ficaram com um frasquinho de compota!

Fiz uma versão básica da compota, só a fruta. açúcar e um pouco de casca de limão. E não retirei a casca às ameixas, porque além de serem muito pequeninas e de ser um trabalho muito demorado, pessoalmente gosto do travo que a casca das ameixas deixa na compota. E depois de tudo triturado, ninguém diria que tinha casca!


Ingredientes:


1 kg de ameixas amarelas já sem caroço, mas com a casca

650g de açúcar

1 casquinha de limão


Preparação:


Num tacho grande e largo coloque as ameixas já preparadas, o açúcar e a casca de limão e mexa bem. Leve o doce ao lume – brando – até que o açúcar derreta bem. Aumente um pouco o lume até que comece a levantar fervura, e depois volte a diminuir, de modo a que o doce ferva suavemente, durante cerca de 1h30. (Mas pode demorar mais ou menos. O doce está no pronto, quando faz ponto de estrada, ou seja, quando ao colocar um pouco de doce num prato e passando com o dedo este abre uma “estrada”.)

Com a varinha mágica triture depois o doce até que não se notem as cascas das ameixas.

Coloque depois o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e também quentes e feche de imediato. Vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos, de modo a criarem um vácuo natural e de assim duraram ainda mais tempo,

Quanto a validade, desde que usem frascos bem esterilizados, o dece tenha atingido o ponto certo e esteja em vácuo, poderá conservar-se durante alguns anos.

Sirva a compota em torradas, coberturas de cheesecakes, com panquecas ou waffles.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Acho que são as ameixas rainha Cláudia. Os meus sogros também as traziam aos quilos das 3 ameixoeira que tinham na terra… As que não eram comidas, também virava compota, tão boa 🙂
    Tente plantar no quintal, pelo que os meus sogros dizem, é uma árvore tipo erva daninha, cresce muito facilmente 🙂

  2. Muitas vezes me apeteceu fazer compota de ameixa, mas a ideia de descascá-las desanimava-me. Agora aí vou eu!
    Obrigada. Beijinhos.
    C.G.

  3. Agora deu o mote para inaugurar a época dos doces/compotas, com um doce de ameixa preta!
    Confesso que de há uns anos para cá, há fruta que não descasco para a compota, tal como as ameixas, damascos/alperces tal é a morosidade da tarefa. O doce é bem triturado e não se nota a diferença.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  4. Olá
    Desculpe-me, mas apenas para dizer-lhe que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos de dinheiro para todas as pessoas sérias e honestas, a fim de aumentar o seu negócio ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% por ano.
    Para mais informações, por favor contacte-nos por e-mail ou WhatsApp.

    E-mail: ( simondurochefort@gmail.com )
    WhatsApp: +33756949346

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *